Descubra como devorar um fast food com menos culpa - matéria publicada no site da ZH
Quando a fome bate, há quem corra direto para a lanchonete próxima. Os fãs de fast food são fiéis e apaixonados, mas mesmo eles admitem que é difícil se manter saudável ingerindo hambúrgueres, pizzas e cachorros-quentes.
Para a nutricionista funcional Juliana Bueno, o segredo está em equilibrar a refeição.
– Se não tiver outra opção e a pessoa queira a todo custo comer fast food, é preciso que alguma parte do lanche seja saudável. Folhas verdes e legumes naturais devem estar presentes nesses alimentos – explica.
Confira as orientações da nutricionista para tornar os lanches mais saudáveis:
Hambúrguer
Se você quer meter o pé na jaca e devorar um hambúrguer, escolha um feito artesanalmente, em que as carnes são grelhadas em vez de fritas (como nas grandes redes de fast food). Entre as opções de carne, vale optar pelo de frango. Se você é fã de carne bovina, escolha carnes menos gordurosas, preferindo, por exemplo, o filé em vez da carne de costela. O hambúrguer de linguiça fica como última opção por ser o mais gorduroso de todos.
No que se refere a acompanhamento, dispense a batata frita. A cota de carboidrato já fica elevada com o pão. Mas se você não consegue comer o sanduíche sem nada, escolha batatas rústicas que são assadas e existem em muitos restaurantes.
A melhor opção de pão é o integral. Na falta deste, escolha alguma opção que tenha grãos. Na hora de escolher o queijo, esqueça o cheddar, muito gorduroso, e opte pelo queijo minas ou pela mussarela.
Molhos e condimentos também merecem atenção. Os industrializados contêm muito sódio e conservantes. Na hora de temperar seu lanche, dê preferência ao azeite de oliva, pimenta, mostarda dijon ou ketchup caseiro feito com tomates naturais.
Pizza
O lanche já é mais gorduroso em si pela grande quantidade de queijo. Por isso, prefira sabores que levem vegetais, como a marguerita, rúcula e tomates secos e brócolis. Calabresa, 4 queijos e bacon devem ser evitados.
Se puder escolher a massa, escolha a integral. A regra dos condimentos e molhos também se aplica aqui.
Cachorro quente
É o menos saudável entre os lanches. A vilã? A salsicha – um embutido industrial que leva corantes, sódio e aromatizantes. Para aliviar os males do alimento, faça algumas escolhas na hora de montar o hot dog: opte por um pão integral, faça um molho de tomate caseiro e troque a batata palha por cenoura ralada.
- 07/06/2021 - A Nutrição na prevenção e auxílio no tratamento do Coronavírus
- 28/05/2019 - 22/10/2018 - Excesso de açúcar no Iogurte - Vídeo da entrevista para o Jornal SBT Rio Grande 2ª edição
- 28/07/2018 - Ervas frescas - amigas do bom colesterol - entrevista publicada na revista Vida Natural
- 26/05/2018 - Educação alimentar nos currículos escolares - entrevista publicada no caderno Vida do Jornal Zero Hora
- 01/05/2018 - Mercado de alimentação saudável - Vídeo da entrevista para o Jornal da Pampa
Outras entrevistas e publicações:
-
16702406