Reeducação alimentar não tem dia para terminar

Quem nunca ouviu alguém dizer que só iniciaria a dieta na segunda-feira? Sim, isto é muito comum, mas não é o correto. Normalmente quem começa na segunda, na quarta já não faz tão bem e na quinta e sexta praticamente já deixam de lado os cuidados com a alimentação.

Estudos mostram melhores resultados na realização da reeducação alimentar do que dieta, pois desta forma ocorre a mudança de hábito e aí sim os grandes benefícios começam a ser alcançados. A dieta tem data de início e fim e normalmente o individuo fica contando os dias para que termine e reinicie o consumo de tudo aquilo que não é saudável que comia anteriormente e o pior, em grande quantidade, apresentando na maioria das vezes o retorno ao peso e comprometendo a sua qualidade de vida. 

Quando pensamos em reeducação alimentar novos alimentos vão sendo introduzidos na rotina do paciente de modo que ele começa a gostar de muitos dos novos ingredientes. Nestes casos, por mais que alguma refeição não seja 100% a recomendada a pessoa já passa a sentir falta dos alimentos da sua nova rotina alimentar. A mudança de hábito não acontece de uma hora para outra, é necessário ter persistência e foco no objetivo, mas depois que este nível é alcançado fica fácil de manter-se saudável para sempre.

Dicas para ter persistência:
-Troque o cardápio constantemente;
-Anote os seus objetivos e leia com freqüência;
-Não se pese todos os dias;
-Não pense somente em comida, concentre-se na sua rotina (trabalho, família, amigos...);
-Pratique atividade física para melhorar os resultados e reduzir a ansiedade.

 

Nutricionista Funcional / CRN2 8860 / juliana@nutribueno.com.br - (51) 30850800
Juliana Bueno - Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva Funcional e pós-graduanda em Fitoterapia Funcional. Possui aperfeiçoamento em Nutrição aplicada a Estética e Personal Diet.