Nutrição Funcional na Infertilidade

A reprodução é um acontecimento natural, mas extremamente complexo se considerarmos os eventos envolvidos e como a qualidade de vida influencia neste processo.

Já é sabido que a obesidade aumenta a probabilidade da infertilidade, isto ocorre devido a alterações nas características hormonais destes indivíduos. Nestes casos alterações no ciclo menstrual podem ocorrer dificultando a reprodução.

Recentemente foi publicado estudo realizados com 60 casais que estavam em tratamento para reprodução assistida e ficou comprovado que os casais que realizam acompanhamento nutricional apresentam chance 2 vezes maior de terem  sucesso na fertilização. Estes resultados comprovam que a nutrição materna e paterna é fundamental para que a fecundação ocorra com sucesso.

Foi constatado na pesquisa que o consumo excessivo de carboidrato refinado e o excesso de carne vermelha favorecem a infertilidade enquanto que a alimentação rica em vegetais, peixes e gorduras monoinsaturadas tem efeito favorável.

Estresse, poluição, toxinas, sedentarismo, tabagismo, etilismo, uso abusivo de medicamentos, corantes, conservantes e acidulantes são fatores que depletam nutrientes do organismo causando aumentos dos radicais livres. Estas moléculas quando não são neutralizadas por antioxidantes desencadeiam ou pioram quadros de doenças como endometriose, infertilidade sem causa aparente e ainda pode ser a razão por abortos de repetição.

O estado nutricional também é importante para a qualidade de oocitos e espermatozoides e, portanto é fundamental para que a gestação ocorra.
A nutrição funcional, através de uma aprofundada análise metabólica, tem garantido sucesso na fertilidade de muitos pacientes.

Pratique a nutrição funcional!

Juliana Bueno
Nutricionista Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional– CRN2 8860