Chocolate: posso comer? Qual escolher?

Existem chocolates que fazem bem para a saúde, você esta salvo. Na verdade o cacau é um elemento antioxidante, que protege o organismo. O problema é que os chocolates ao leite têm baixo percentual de cacau; já o chocolate branco nada tem. Quanto menor o teor de cacau maior o teor de gordura e açúcar e é aqui que mora o perigo do chocolate.

O cacau traz muitos benefícios à saúde, ele é rico em flavonóides elemento que possui ação anti-hipertensiva, que previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e possui ação anti-inflamatória. Além disso, o cacau possui ácido oléico, linoléico e esteárico que reduzem o colesterol ruim (LDL).

E você já deve ter ouvido falar que o chocolate melhora o humor, não é? Isto ocorre devido à grande quantidade de triptofano, magnésio e finiletilamina que ele possui, elementos que favorecem a produção de serotonina (o chamado de hormônio do prazer) e reduzem a depressão. As mulheres na TPM possuem redução nos níveis de serotonina e por isto sentem mais vontade de comer chocolate.

Na época de páscoa a oferta de chocolates é muito grande e devemos controlar a quantidade que vamos ingerir a cada instante. Eu costumo sugerir o consumo de 30g de chocolate com no mínimo 50% cacau junto com algumas sementes oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes, etc.), pois como estas são ricas em gorduras saudáveis e proteínas farão com que você coma menos chocolate a cada vez.

Tem uma frase que digo aos pacientes: “Calma, o chocolate não vai sair correndo, você poderá comê-lo novamente em outro momento”. Outro ponto importante é que assim como os demais alimentos, é importante mastigar, saborear o chocolate, assim você também não terá necessidade de comer tanto.

Então a dica é escolher um chocolate com alto teor de cacau e consumir aos poucos, assim terá prazer e a balança não vai incomodar você! OBS: Estas são dicas gerais. Para dicas mais específicas conforme os seus objetivos, exames, peso, idade e exercícios realizados, a nutricionista deverá ser consultada.