Adoçante

Se você quer perder peso ou precisa controlar a glicose sanguínea o adoçante pode ajudá-lo, porém a cautela na quantidade e escolher a melhor opção dentre eles é fundamental.

Esta tabela ajudará você.

Adoçante Informações
Acesulfame-K É um sal de potássio sintético.
Resiste a altas temperaturas.
Adoça de 180 e 200 vezes mais que o açúcar. Seu uso já foi proibido em 1988 nos EUA por poder gerar câncer.
Aspartame Adoça 200 vezes mais que o açúcar, porém é cancerígeno.
Ciclamato de sódio Adoça 30 vezes mais e deixa residual amargo. Pode gerar câncer e hipertensão.
Steviosídio Extraído de uma planta (Stévia Reubadiana) e adoça 300 vezes mais do que o açúcar. Nenhum estudo mostrou desenvolver câncer, possivelmente por ser natural.
Sacarina Não é recomendado para hipertensos e pode gerar câncer. É estável a altas temperaturas. Adoça 200 e 700 vezes mais  do que o açúcar.
Sucralose É constituído a partir de uma molécula modificada da sacarose (açúcar normal), por isso possui estrutura semelhante à dela. Pode ser até 600 vezes mais doce. Contém moléculas de cloro, elemento tóxico.


Adoçantes a base de Stévia são as melhores opções segundo estudos recentemente publicados.

No caso de sobremesas, prefira as com frutas, pois estas são ricas em frutose (açúcar natural deste alimento) e assim estarás reduzindo o provável uso de adoçantes ou açúcar.

Juliana Bueno – CRN2 8860
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional e possui aperfeiçoamento em Nutrição Esportiva, Estética e Personal Diet.