Nutrição Funcional na Nefrolitíase

Nutrição Funcional na Nefrolitíase ('pedra nos rins')

A nefrolitíase possui alta prevalência na população (5 a 10%) e vem aumentando nos últimos 30 anos. Estudos mostram que 10% da população terá 1 episódio em sua vida. Além disso, a recorrência desta doença é elevada, sendo 15% em 1 ano, 35 a 40% em 5 anos e 50% em 10 anos.

Os fatores de risco são alterações no pH urinário, distúrbios metabólicos, infecção do trato urinário, dieta com excesso de alguns nutrientes (cálcio, fósforo, ácido úrico, oxalato), diabete melitus tipo II, cirurgia bariátrica (aumenta risco de pedras por oxalato) e dietas com alto teor de proteína.

O cálculo pode ser formado por:
-Hiperoxalúria – excesso de oxalato na alimentação
-Hiperuricosuria – excesso de ácido úrico
-Hipercalciúria- excesso de cálcio
-Hiperfosfatúria – excesso de fosfato
-Hipocitratúria- baixo nível de citrato que é um elemento protetor contra cálculo

Antigamente a restrição de cálcio era preconizada por portadores de pedra nos rins, porém hoje já se sabe que esta conduta leva ao aumento da quantidade de oxalato, aumentando a probabilidade deste tipo de cálculo. Devemos ter cálcio na quantidade correta na dieta.

Dentre os alimentos ricos em oxalato, podemos destacar: espinafre, cerveja, chocolate, cacau, feijão, cebolinha, castanhas, beterraba e folhas dela, escarola, quiabo, berinjela, batata doce, salsinha, cebolinha, chá verde e preto, aipo, agrião, endívia, amaranto, e figo seco.

A suplementação com elevadas doses de vitamina C e D, o excesso do consumo de gordura e sal também aumentam a possibilidade de formação de cálculo.

Estudos mostram correlação inversa da ingestão de líquidos com a formação de cálculo. Portanto, tome muita água. Deve-se ter cuidado com o consumo de chá verde e mate, pois aumentam os níveis de ácido oxálico.

Para adequar o pH urinário, fator de risco para esta enfermidade, é importante ter bom aporte de frutas e verduras na alimentação.

O consumo de alimentos ricos em fitato (cereais integrais, tofu, castanhas e leguminosas) e potássio reduzem a formação de cálculo.

O primeiro passo a ser tomado é a prevenção do cálculo e se você já tem história desta enfermidade deve prevenir a recorrência, pois como já foi relatado, a prevalência é elevadas.

Pratique Nutrição Funcional e fique longe da Nefrolitíase.

Texto elaborado por: Juliana Bueno